sexta-feira, 13 de maio de 2011

Episódio 12: A decisão de Lúcio

 Na verdade Lúcio não estava firme quando disse que eles eram novos e JAM deu uma ajudinha:
- Lúcio, como sabes estou a ficar cansado e velho, e sabes também que os teus amigos já não voltam mais à vila, principalmente o Alípio, por isso peço-te uma última coisa: visto que já sabes tanto como eu de luta sugiro-te que lhes faças um teste no qual se passarem ensinas-lhes as melhores técnicas de luta.
Lúcio não podia negar ao pedido do seu tutor a quem tanto devia e mandou um homem da sua confiança marcar encontro com Kut e os seus principais companheiros para o dia seguinte no parque da Vila.
Na hora marcada compareceram no parque, até mesmo Tiago.
Lúcio começou então por dizer, após contar o desejo do ancião que todos respeitavam:
- Neste teste vocês têm um objectivo: tirar-me esta pulseira que tenho aqui na mão. (A pulseira fora dada pelo seu pai quando morreu; era uma pulseira vulgar na época com o seu nome gravado). Mas para terem sucesso exigiu - terão de me atacar de todas as maneiras possíveis e imaginárias, e não tenham medo, acima de tudo, de me magoar pois eu também não o terei convosco.
Depois de explicar as regras, olhou o relógio e marcou: têm até ao meio dia para o conseguir.
A operação começou. Pedro, Tiago, Bruno e Kut separaram-se e foram atrás de Lúcio. Destes apenas Kut conhecia a sua forma de luta, por isso já sabia o que o esperava, mas os outros não. Assim, o primeiro a experimentar foi Tiago que atacou Lúcio de frente e este disse-lhe:
- Subestimas-me atacando: de frente, podes já começar por aprender este golpe chama-se zig-zag.
Tiago vinha a correr em direcção a ele tentando esmurrar-lhe a cara, quando Lúcio aplicou o golpe de defesa baixando-se e ziguezagueando enquanto lhe vai espetando “facadas”  (golpes com a mão em forma de faca), na barriga de Tiago. Pedro ouvindo os ais de Tiago correu por trás de Lúcio para o agarrar e derrubá-lo mas este desvia-se no último segundo e avisa:
- Pedro não faças tanto barulho: denuncias-te facilmente – critica-o. Olha, este é o golpe a que gosto de chamar de “Aranha”. E fechando os punhos atinge cada lado da cintura de Pedro, como se fosse uma tesoura.
Depois do forte golpe afasta-se pois surgiam mais. Tiago recupera e diz:
- Ah! f…-se, ele é bom. Este tipo de porrada não se aprende na escola, diz rindo-se.
- Não é à toa que ele é considerado um dos melhores discípulos do velho - lembra Pedro.
- Vamos unir forças, é o melhor que temos a fazer, aconselhou Kut  
Com o tempo próximo do meio-dia e com a pulseira, Lúcio avisa:
- OK, o tempo acabou e vocês não me tiraram a pulseira por isso …
Sem mais demora, o velho que por ali aparecera sem alguém dar por isso, disse com a sua basta experiência:
- Mas tens de admitir que para uns miúdos que aprenderam a lutar na Academia não estão nada mal. Acho que deves pensar bem Lúcio…
Atendendo ao seu mestre Lúcio concorda pensar:
- Ok, daqui a uma hora volto com uma resposta.
Enquanto esperavam, todos se deitaram na relva com algumas dores e cansados.
Então o velho diz:
- Ele nem sempre foi assim meus rapazes, duro como é com as coisas, mas, pronto, viram como a união faz a força. Kut devias ter programado uma estratégia, e tu Pedro não se ataca de frente, principalmente quando não se conhece o adversário. Primeiro devem testar a força do rival e depois atacar a sério, com determinação.
Bruno, não tenhas medo de magoar, temos um óptimo hospital; e, Tiago, a raiva nem sempre é força bruta, há outras maneiras de concentrar a força.
Uma hora passou e Lúcio apareceu com a resposta, mas antes manifestou:
- Já tenho uma resposta mas antes quero que me digam, um de cada vez, o que aprenderam, neste primeiro exercício? Começando por ti Kut.
 - Kut, a quem os outros se juntaram para responder, disseram o que JAM lhes tinha ensinado ali mesmo e ao longo dos tempos, e então Lúcio deu como resposta o “sim”, mas com a condição de que o velho o deixasse treiná-los à sua maneira.
- Ok, têm dois dias de descanso, depois começaremos com um treino intensivo de curta distância ao oponente -marcou Lúcio.

No próximo episódio: O treino de curta distancia.

2 comentários:

Anônimo disse...

fixe, porrada outra vez xD

Anônimo disse...

Força, força...

Postar um comentário